Sundown Motos
Clique aqui


Notícias


Motociclistas são orientados a não antecipar o pagamento do DPVAT

São Paulo, 21 de dezembro de 2007 - A Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) entidade que representa os motociclistas usuários, profissionais, militares, esportistas e estradeiros em todo o território nacional, vem a público, manifestar sua total indignação e repúdio ao aumento “abusivo” do Seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre), para motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares.

De acordo com o publicado no Diário Oficial da União do dia 19/12, a partir de janeiro de 2008, o seguro (DPVAT) das motocicletas, sofrerá um reajuste da ordem de 38,25% passando dos atuais R$183,84, para R$254,16, ou seja, será 155,7 % mais caro que o valor cobrado dos proprietários de automóveis, que não sofrerá nenhum aumento, permanecendo nos atuais R$84,55.

Em persistindo esse aumento, o montante arrecadado com o DPVAT cobrado dos proprietários de motocicletas, será de quase 2,8 bilhões de reais, o que representa cerca de 7% do que o governo arrecadou com a CPMF.

Assim sendo à Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) comunica a todos que:

Com o apoio das principais entidades do setor de duas rodas, estará usando os meios legais e cabíveis para barrar, coibir, anular essa “agressão” e “afronta” que querem impor aos motociclistas.

Nesse sentido, a ABRAM se vê no dever de orientar aos motociclistas a não efetuarem o pagamento “ANTECIPADO” do DPVAT que normalmente é cobrado junto com o IPVA, os motociclistas somente devem efetuar o pagamento do seguro obrigatório na data do licenciamento da motocicleta, ou seja, entre o período de abril a dezembro de acordo com o final da placa.

Lucas Pimentel, presidente da ABRAM esclarece ainda: (...) “Nossa orientação baseia-se no fato de acreditarmos que a justiça prevalecerá, e esse aumento injustificável não se sustentará”, complementa.

ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas
Tel.: (11) 3338-2872 / (11) 7369-2350
e-mail: abrambrasil@abrambrasil.org.br
Web-site: www.abrambrasil.org.br


COMENTÁRIOS

Aumento abusivo DPVAT
Bom dia, gostaria de saber quando está ação estiver ajuizada, e se eu residente em Belo Horizonte, MG, tambem vou ser beneficiado desta liminar, outra coisa é que aqui em minas o DPVAT tem que ser paga junto da Cota unica ou seja só tenho até o dia 25/01/2008, como devo fazer, aguardo resposta, obrigado. Francisco


DPVAT Abusivo
Sr. Presidente da associação, gostaria de saber se ja está sendo feito alguma coisa contra esse aumento abusivo no DPVAT. Sugestão fazermos um abaixo assinado em todo território nacional e mandar para o presidente da República e também aos congressistas, lembrando a eles que eles nos representa em seus cargos. O que precisa e consultar-nos para saber se estamos felizes com tudo isso. Agradeço, abraços. Cesar R Tavares - Araçatuba/SP.


DPVAT
Gostaria de declarar minha INDIGNAÇÃO, e gostaria de propor uma campanha nacional para um ABAIXO ASSINADO, pedindo revisão do seguro!!!! Heleomar, Santa Maria/RS.


Aumento DPVAT
Bom dia, gostaria de saber se é possível pagar somente o IPVA antecipado, e se eu pagar o DPVAT depois perco algum desconto. Também estou indignada com esse aumento, no mínimo injustificável. um abraço. Lilian Prata


DPVAT
Bom dia!! E no caso de acidentes ? Uma vez que em Minas Gerais, é obrigatório; o pagto junto a 1º parcela do IPVA. O que ocorreria se por acaso houver um acidente, e não estiver pago o seguro ? No aguardo!! JOSE ALVES.


Data do pagamento do DPVAT
Gostaria de saber quais as conseqüências e se há algum amparo legal para retardarmos o pagamento do DPVAT. Segundo site da fazenda de SP (http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/port4044_98.asp), a Portaria Interministerial MS/MF/MJ nº 4.044, de 29 de dezembro de 98 determina o pagamento junto ao IPVA. Como a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, acho minha preocupação muito pertinente. Péricles (São Paulo-SP).



ABRAM RESPONDE


Prezados motociclistas, suas perguntas são pertinentes, mas a Portaria Interministerial MS/MF/MJ nº 4.044, de 29 de dezembro de 98, dispõe sobre a operacionalização dos repasses das parcelas do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

(...) "Os repasses serão efetuados pelos agentes arrecadadores, por meio de depósitos identificados, diretamente à Conta Única do Tesouro Nacional, à disposição das Unidades Gestoras do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e do Departamento Nacional de Trânsito do Ministério da Justiça".

A portaria trata necessariamente do repasse do órgão recebedor para as unidades gestoras.

Portanto nossa recomendação está correta e não há nenhum impedimento legal, ou punição (infração) pelo fato de não antecipar o pagamento do Seguro DPVAT cobrado junto com o IPVA (neste caso o pagamento é opcional), pois o pagamento do DPVAT pode ser feito também posteriormente no ato do licenciamento de acordo com o final da placa conforme tabela:

ABRIL - FINAL 1
MAIO - FINAL 2
JUNHO - FINAL 3
JULHO - FINAL 4
AGOSTO - FINAL 5 e 6
SETEMBRO - FINAL 7
OUTUBRO - FINAL 8
NOVEMBRO - FINAL 9 e 0
DEZEMBRO - FINAL 0






Repúdio ao DPVAT
O Lula perdeu a batalha da CPMF e agora esta querendo tirar o prejuizo em cima dos coitados dos motociclistas. Devemos unir a classe dos motociclistas e dar um grande castigo aos salafrarios desses políticos que não estão fazendo nada por nós. Vamos todos nas próximas eleições anular os nossos votos para presidente, senador e deputados federais. Vamos nos unir e mostrar para eles que eles precisam de nossos votos. Huaxley Lemes, Uberaba/Minas Gerais.


Olá, Muito obrigado pela informação preciosa fornecida, e tenho total confiança em vocês que este "abuso" não ficará assim! Obrigado e Feliz natal! Saudações, André Prado, Sorocaba - São Paulo, Brasil.


Valor Seguro obrigatório
O valor do DPVAT 2008 é um grande absurdo uma vergonha com o cidadão brasileiro, como o governo fala que não tem inflação. Que vergonha Lula! Geison Murilo


AUMENTO ABUSIVO
Alguém tem que arcar com a perda da CPMF. Apunhalam os motociclistas com esse seguro, quem será a próxima vítima? O governo nunca perde, se perde de um lado aumenta abusivamente do outro! Thatudodominado!!! Marcelo / Belo Horizonte / Minas Gerais.


Filhos da P*
Isso aí é a retaliação do governo por ter perdido a CPFM. Tenho certeza que essa grana a mais já tem destino próprio. Ao invés de investirem em prevenção e educação, preferem arrecadar mais, desviar o dinheiro e manter o povo na ignorância. Votarei Nulo em todos, e não vou pagar o DPVAT, só o IPVA! Max Lima


ABUSO
É um absurdo alegar que devido o aumento dos acidentes o seguro seja aumentado, onde é colocada toda esta bolada de dinheiro? Somente 10% é destinado para nos socorrer (INFORMAÇAO PASSADA SEMANA ANTERIOR NA TV) Porque não é feito um controle mais rigoroso, onde pessoas em condições irregulares sejam realmente punidas, o que falta é educação de transito passível de punição e não simplesmente aumentar a taxa, afinal existem motoqueiros e motociclistas. Cabe aos órgãos responsáveis uma atitude coerente.RITA DE CASSIA FERNANDES


ASSALTO = DPVAT 2008
Entre no link acima e assine o abaixo assinado, juntos teremos força para conter a sacanagem que o DETRAN esta fazendo com aval do governo, com relação ao DPVAT (seguro obrigatório), para motocicletas, o que já era abuso virou assalto de R$184,00 para R$ 254,16. Não podemos ficar de braços cruzados observando o descaso com os contribuintes de impostos feito pelos governantes, devemos ser mais críticos no momento de escolher nossos representantes no governo, nas próximas eleições, tomem cuidado no momento de votar, principalmente com um Tal de Aécio ..., governador de Minas Gerais, candidato as próximas eleições presidenciais; O IPVA de Minas é um dos mais caros do Brasil, imagine o que ele pode fazer o valor do seguro?!. Abra o Olho! Gleidson / Uberlandia /Minas Gerais


Divulgação
Não podemos deixar acontecer isso de forma alguma. Porém parece que tem alguns motociclistas que não ligam muito para isso. Pois eu repassei mensagens desse tipo nas comunidades de motos do orkut, más poucas pessoas deram atenção pra isso. Abraços. Julio César Pereira da Cruz


E-mail para reclamar do absurdo que é o valor do DPVAT.
Gostaria de pedir que todos que acham este aumento um absurdo enviar um e-mail para SUSEP órgão do governo que autorizou o reajuste do seguro, ele não vão volta atras mais pelo menos mostraremos nossa indignação...
email: ouvidorias.mercado@susep.gov.br
Livonio Oliveira / Valparaiso de Goiás


Ação contra o pagamento deste valor absurdo
Devemos nos organizar e mover uma ação judicial contra o pagamento deste valor absurdo, o qual somos coagidos a pagar; e que quase ninguém honesto consegue receber a indenização do seguro em caso de acidente. Artur


Indignação
Sou proprietário de motocicleta desde 2003, e de automóvel desde 1997. Nunca antes tinha reclamado sobre esta situação, mas diante da sacanagem de ter que tirar do meu bolso mais de R$330,00 só de taxas para poder andar com vulga segurança de carro ou moto? Já pago seguro total para o carro e estou tentando fazer o mesmo para moto, pago também seguro de vida. Não vejo porque pagar mais uma taxa pra me reembolsar por algo que já pago e muito pra ter esse benefício (e de maneira mais rápida e garantida que o do governo). Pois sofri um acidente de moto no começo do ano, fiquei internado por dias e tive um prejuízo grande em relação com minha moto. Se não tivesse convênio médico e seguro de vida, estaria completamente entregue a sorte. Até hoje não vi a cor desse seguro obrigatório, a ninguém quer bancar o meu prejuízo! Não vejo base para justificar uma cobrança para motociclistas que tenham seguro de vida, convênio médico, seguro do veículo e andam dentro da lei. Mas como sei que para o governo o que conta é a arrecadação, se tem de ser pago, que seja com justiça e seriedade. E que seja realmente para os fins para o qual é cobrada. Mas nada justifica uma cobrança abusiva como essa. Apoio à decisão de uma ação judicial e de um abaixo assinado contra essa absurda cobrança. Luciano Rocha/São Paulo/SP


Repúdio ao DPVAT
É brincadeira o que querem fazer com os motociclistas, vamos nos unir e pressionar os políticos, chega de malandragem para com os motociclistas. Só no Brasil a discriminação é total. Ex; você vai a um super mercado você tem que deixar a moto a um quilômetro da entrada e assim vai. Um abraço e parabéns pela iniciativa de protestar contra mais esse abuso. Éber Parente


DPVAT: Obrigatório pagar com o IPVA ou não?
De acordo com o artigo abaixo, do Portaria Interministerial MS/MF/MJ nº 4.044, de 29 de dezembro de 98, somos obrigados a recolher o DPVAT quando do pagamento do IPVA: Art. 2º - O prêmio do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres-DPVAT será pago junto com a cota única, ou com a primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores-IPVA, de que trata a Lei nº 7.431/85, ressalvados o incidente sobre os veículos enquadrados nas categorias 3 e 4, que poderá ser parcelado em igual número de cotas previstas para o citado imposto. Leonardo Akira Kiam/Suzano/SP



ABRAM RESPONDE


Complementando o que foi respondido acima pela ABRAM para Péricles: Não há qualquer punição ao proprietário de veículo que não paga o seguro DPVAT no início do ano (como se deve), tendo em vista que a infração de trânsito prevista no artigo 230, inciso V, do CTB, pune aquele que conduz o veículo sem o devido registro e LICENCIAMENTO (sendo necessário comprovar o pagamento do DPVAT apenas na data necessária ao licenciamento). A única conseqüência para o não pagamento na data correta é que se o veículo se envolver em acidente, o proprietário pode ser acionado judicialmente para arcar com a indenização paga às vítimas do acidente. Segundo informação do site oficial do DPVAT (http://www.dpvatseguro.com.br/conheca/quemdevepagar.asp#6), "O veículo inadimplente poderá ter problemas com a fiscalização, pois não será considerado devidamente licenciado. Além disso, em caso de acidente, o proprietário não terá direito à cobertura, não estando, contudo, isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas."; entretanto, ressalto que a fiscalização de trânsito verifica apenas o exercício do Certificado de Licenciamento Anual, não fazendo a verificação se o IPVA e o DPVAT já foram pagos naquele ano.
Atenciosamente, Ten. Julyver Modesto.



Cálculo errado
A matéria fala em 28 bilhões de reais. Para isto, a frota de motos deveria ser de 110 milhões, quando sabemos que está na casa dos 11 milhões (somando, motonetas, motocicletas e ciclomotores), Ago/2007. Deve ter ocorrido um erro por um fator de 10 no cálculo da matéria. O correto deve ser algo como 2,8 bilhões de reais.
Um ótimo 2008, com um DPVAT decente! Eudy C. C. Silva


Movimento coletivo
Concordo com o usuário acima que sugeriu um abaixo assinado, vale lembrar que o projeto da CPMF no congresso teve seu início feito pela FIESP, porém acho difícil com a “justiça”; que temos em nosso país, conseguir alguma coisa para esse ano. Mas que é abusivo, é... Meu salário não teve praticamente aumento algum, a inflação não é 1/3 do que foi aumentado. País de safado! ! ! Marcelo - São Paulo/SP.


Aumento abusivo do IPVA e SEGURO OBRIGATÓRIO
OLÁ! Olha amigos eu também acho que nós deveríamos fazer um baixo assinado nacional contra esses aumentos abusivos. Nós compramos motos para termos economia, para trabalhar ou passear, mas chega na hora de pagarmos os impostos é um "pesadelo". Temos que nos unir e combater esses abusos. Rudinei - Porto Alegre RS


Repúdio e esclarecimento
É um absurdo este aumento, pois segundo justificativas se baseia no fato de estar ocorrendo muitos acidentes com motoqueiros, motoboys, que utilizam motoquinhas como ferramenta de trabalho, logo nós os motociclistas que só fazemos uso pessoal do veículo somos igualmente penalizados? Tem ainda como agravante o fato de que o seguro não cobre danos sofridos pelo próprio motociclista e sim contra terceiros o que é ocorrência mínima atropelamentos de motocicleta, então precisamos de explicação justificada da real aplicação do dinheiro ou rever esta medida desonesta contra o cidadão que paga imposto e vota nas eleições? Não vamos esquecer de mais ésta. Brasília DF


Protesto
Acho que deveria ser organizado um protesto, uma passeata p/ reclamarmos deste abuso. Pois neste país só se resolve “as coisas” se tiver na imprensa, se tiver cobertura ao vivo da poderosa Globo, é só aparecer na TV que alguém se “coça” para resolver. Mauricio, São Paulo, SP.


Pagamento de DPVAT
Gostaria de saber quais serão os finais das placas da categoria 3 e 4 que iniciará o pagamento do DPVAT desse ano. Aguardo resposta. Edvaldo Pedro dos Santos



ABRAM RESPONDE


Essa informação está disponível no site oficial do DPVAT (http://www.dpvatseguro.com.br/conheca/quemdevepagar.asp#6),



Tudo
Boa... Ano de Eleição é sempre assim... Não ficarei surpreso no dia em que nos obrigarem a usar coletes a prova de bala, afinal quem mandou você sair de casa? Quem mandou você passar por aquela linha com cerol? Acho uma tremenda sacanagem, nos motoqueiros, monstroqueiros, motociclistas, roias e afins, poluímos menos, gastamos menos asfalto, escoamos o trânsito e sempre sobra para gente. Morre um motoqueiro por dia em SP tá bom, é uma pena mesmo, mas quantos morrem vítimas de assalto, em quais situações ocorrem estas mortes? Acredito que em 90% dos casos tem um motorista desatento ou até mesmo maldoso do outro lado, mas tem que sobrar para alguém não é mesmo? E acham que somos o lado mais fraco da corrente, temos que nos unir e mostrar para esta turma que além de livres também pensamos. Gansolino, Lama Racing. Ricardo Marion


Confisco
Esta na constituição, o governo não poderá instituir taxas, tributos ou qualquer outra forma que venha a onerar diretamente a propriedade privada, o que está ocorrendo é um verdadeiro confisco no bolso do motociclista como é que um pobre motoboy ou qualquer outro que comprou um motocicleta pensando em economizar pode arcar com um valor tão absurdo que é o DPVAT. O governo permitiu nada mais que um aumento de 265,3% de 2005 para cá. É uma vergonha que com tanto motoqueiro no Brasil não possamos barrar essa assalto ao bolso de uma classe que já sofre diversas explorações.
Edjackson - Recife – PE


Aumento DPVAT
Injustiça e Falta de consideração com o povo, eles já não tem mais da onde tirar dinheiro e agora começam com mais esse absurdo... Devemos nos unir e barrar esse tipo de situação... porque nós elegemos o governo para que ele cuide de nossos direitos de forma correta, não para eles gastarem o ano também em carros novos e querem reaver o prejuízo as nossas custas...
Rafael Pires / Marília – SP.


ASSALTO = DPVAT 2008.
É um absurdo esse aumento. O valor total do licenciamento da minha Moto Strada 2001 é de R$404,00 o do meu Palio 2003 é R$507,00 - a moto vale R$4.000 o carro R$17.000 (...)
Cláudio Torres/Maceió/AL


DPVAT e IPVA
Este aumento do DPVAT deve ser inconstitucional, pois é abusivo, será que não é um “lob” dos pedágios e indústria de carros? Quanto ao IPVA, creio que os mais novos não se lembram, mas o IPVA foi criado para não se pagar pedágio, antigamente tinha que comprar selinho. Hoje pagamos IPVA em algumas estradas e pedágio.
Benedito Alves/ Caçapava /SP.


E os motociclistas do interior nos confins do Brasil?
O aumento é indigesto com pessoas que usam motos numa cidade tão pacata e tranqüila do Brasil a fora! Lá pelo sossego causado é possível ter o ano inteiro sem acidentes. Como justifique a pessoa ter que pagar esse aumento indigesto e detrimento de alguns que sofrem acidentes de moto? (esses mesmos na maioria são provocados por terceiros) Aproveitando, como querem diminuir a emissão de gases/poluentes global se são outros veículos alvos de índices de poluição maiores? O governo poderia incentivar, no contrário, é diminuir o DPVAT 2008, para assim convidar mais pessoas a ajudar o meio-ambiente!
Sergio/Sto André/SP.


Não podemos fazer nada?
Vamos provar que podemos. Vamos fechar todas as entradas e saídas de São Paulo por duas horas apenas. Ou deixar de entregar todos os documentos de seguradoras por uma semana. Vamos mostrar esses fdp que somos uma classe unida e vamos resolver isso como os caminhoneiros resolveram a questão dos pedágios. Vamos fechar SP! Marco Cipolla


Protesto ao aumento abusivo do Seguro obrigatório...
Boa Tarde venho através desta protestar contra a notícia recebi ao ir licenciar a minha moto, fui informada que o valor do Seguro obrigatório para motos seria de R$ 254,16. Que absurdo... Como podemos pagar um valor desses... Porque o governo toma uma decisão dessa... Apenas para o seu próprio benefício né? Acho um absurdo a Falta de Lei no BRASIL. Envergonho-me de ser brasileira e digo a quem tem oportunidade de ir pra outro país, vá... Pois o BRASIL não toma jeito mesmo... Desculpe, mas eu tinha que falar... Obrigado pelo espaço...
Giselle, Grilla Falante, Motociclista acima de tudo, Osasco/SP.


Não Falta mais nada
Pessoal o que vamos fazer com este país? Eu não acredito como os maiores bandidos que nos temos, os políticos safados, arrumão pretexto para fazer de tudo pra roubar mais dinheiro pq ultimamente (os que sabemos) fazem de todos os modos. Agora cobra uma taxa de mais de R$250,00 é um cumulo, será que esse será o novo CPMF? e o pior é que nós mesmos escolhemos esses safados, quanto mais procuro saber das coisas no Brasil mais fico decepcionado com tudo, como deixamos tudo ficar deste jeito, ESSA TAXA tem que ser cancelada e cobrada o preço justo, ainda mais por ser obrigatório, não deveria passar nem se quer de R$ 50,00, pois quem usa a moto para trabalhar e depende dela ainda tem que ficar bancando os safados vagabundos.
Weliton / Jundiaí/SP.


ABSURDO!
TEMOS QUE UNIR TODA CLASSE E PROTESTAR CONTRA ESSE ABUSO COM TODOS OS BRASILEIROS USUÁRIOS DESTE TRANSPORTE, É UM ABSURDO TEMOS QUE DIVULGAR ESSE MOVIMENTO EM TODO O PAÍS ATÉ MAIS!
JOÃO PAULO, GOV. VALADARES – MG


Onde vamos parar?
Este aumento do DPVAT é um absurdo, pois optei pela condução mais barata, e está sendo no memento a mais cara, irmãos motociclistas vamos a luta fazer o que necessário para quebrar este aumento, pois cortaram a CPMF e estão querendo descontar em nossos bolsos...
Leandro, Mar de Espanha/MG


Assalto...
É isso aí brasileiros, concordo com o pessoal acima, a única arma que temos contra o crime do colarinho branco e ANULAR nossos votos nas eleições, seja para quem for presidente, governador deputados, etc, vamos unir e anular nossos votos de agora em diante. USE A ÚNICA ARMA QUE TEMOS CAMPANHA DO VOTO NULO... Cláudio


Abuso
Absurdo e indevido um valor como esse, se não bastasse toda carga tributária que já pesa sobre nossos ombros. Devemos nos posicionar para mostrar a nossa insatisfação! Ricardo Alex Biscarchini.


Aumento abusivo do DPVAT
Olá! Vou comprar uma scooter na próxima semana e gostaria de saber se no momento do emplacamento sou obrigado a pagar o seguro obrigatório ou só na data relativa ao final da placa?
Felipe.


Protesto contra o IPVA.
Realmente é um absurdo tal iniciativa governamental, devemos juntos “lutar” contra mais esta indignação nacional. Estarei aguardando por essa ilustre Associação, não anteciparei nada. Sergio Floriano.


DPVAT Abusivo
Olá amigos! O que está decidido na justiça quanto ao aumento abusivo do DPVAT? Alguém já tem alguma resposta? Wellington Rodrigues


DPVAT
MORAL DA HISTÓRIA, TEREMOS QUE PAGAR MESMO, SE NÃO PODEMOS TER PROBLEMAS COM POLICIAIS DE TRÂNSITO, E ATÉ APREENÇÃO DO VEÍCULO E AQUI EM MINAS TEM QUE SER PAGO EM JANEIRO. O PAIZINHO F....P.....TA.
Wander Naves


DPVAT, sem palavras.
Não há palavras para descrever isso que está sendo feito com os proprietários de moto. No Brasil não há por onde escapar, a gasolina é um absurdo aí você compra uma moto para economizar, o que acontece! Eles te enfiam uma faca nas costas dizendo que você tem que pagar R$ 254,16 de DPVAT. Isso é que é violência, e não se enganem, muitos vão parar no hospital de ataque cardíaco. A única solução é manifestações em caráter nacional e ações judiciais como esta da ABRAM. Que Deus no ajude! Reginaldo Ribeiro/Espinosa/MG.


Motociatas
Vamos organizar protestos, a mídia deve focar o aumento e expor a todo Brasil o aumento absurdo! Solicito a ABRAM a organização de Motociatas organizadas simultaneamente em todo Brasil, com isso teremos a mídia conosco, e em paralelo a entrada de processo legal para derrubar este aumento. Marcio Brasil


Aumento abusivo do DPVAT
O mal deste país é que o povo aceita tudo passivamente e eles fazem o que bem entendem, temos que convocar o povo e partir para uma manifestação muito grande e não brigar pela causa de um grupo e sim por todos, pedindo melhoria de vida para todos. Que esse grande bolo que sempre cresce seja dividido finalmente para todos. José Miguel de Sousa - Queimados/RJ.


DPVAT - Justo ! !

O governo deveria ao menos cobrar um DPVAT proporcional ao valor da motocicleta, é justo um proprietário de uma “CG Bolinha” pagar o mesmo que um proprietário de uma “Harley”? Ou nossos governantes pensam que ganhamos o mesmo salário que eles. José Carlos - São Paulo/SP.


Indignação
Temos que nos unir para não deixar o governo cobrar o que querem, sendo que estamos vendo que esse aumento não irá beneficiar em nada. E outra, não podemos ficar calados com aumentos com justificativas absurdas... Onde eles “enfiam” esse dinheiro? Estou indignado. Se ficarmos calados com tudo que eles propor e fazer, vamos ser sempre os paus mandados. Temos que mudar... Rondinelli/Uberaba/MG.


Atitude...
Boa noite pessoal, vou ser curto e grosso, chega de conversa e vamos agir logo... Vamos entra com uma AÇÃO JUDICIAL e ABAIXO ASSINADO contra esse valor absurdo, o governo, ou seja, a quem for! Não só contra o DPVAT, mas sim aos valores abusivos cobrados! Vamos nos UNIR e ter mais ATITUDE pessoal, chega de conversa e vamos acabar com essa ladroagem... E mostrar o nosso valor e importância na sociedade, a voz do povo é a voz de Deus! Essa “peleia” tem que se nossa!
Marcio Bohn - Três Passos – RS



ABRAM RESPONDE


Prezados motociclistas,
Em resposta ao clamor de inúmeros motociclistas, e das centenas de e-mails que temos recebido pedindo protestos e manifestações, gostaríamos de salientar que apesar deste tipo de mobilização em alguns momentos da história terem sido útil, em geral não atinge o objetivo e ainda pode resultar em multas aos participantes, por isso a ABRAM esta tomando as medidas cabíveis na lei a fim de que esse aumento injustificado e inconstitucional seja revisto e revogado.



DPVAT
Como pagar o IPVA e não pagar o DPVAT? Na guia que retiramos no banco já vem incluído todas essas taxas.
Alexandre Valentin/Petrópolis/RJ.


Aumento do DPVAT
Covardia do governo cobrar 254,16 de DPVAT para motos, reajuste injustificável, de um governo imoral, e desgovernado. Ao não pagamento jÁ! Aos direitos do cidadão.
ROMENS JUNIOR


Rio de Janeiro.
Aqui no rio tem como ser pago em separado o IPVA do DPVAT?
Bruno, Rio de Janeiro/RJ.


DPVAT Abusivo
É um assalto a mão armada esse DPVAT, já pago seguro particular de minha Titan e sou obrigado a pagar esse tal de DPVAT que não vale para nada. Paguei de seguro particular R$960,00 onde cobre qualquer acidente/roubo de minha moto, ou seja, esse DPVAT de R$255,16 que paguei ontem não cobre nada é um absurdo.
Fernando Gomes/Jundiaí/SP.


BRASIL É UMA MERDA
O brasil (com b minúsculo mesmo)é o país da piada, é o país da vergonha, é o país onde o governo faz de tudo PARA ROUBAR O POVO, onde o que conta é a tal da “arrecadação”; e o povo que se dane. Dá vergonha de ser brasileiro, um país de MERDA!


Em Minas Gerais
No caso de Minas Gerais que o DPVAT é cobrado somente em janeiro? Se não efetuarmos o pagamento agora ficaremos ilegais.
Luiz Felipe


Não Pagamento DPVAT junto com IPVA.
Se deixar para pagar o DPVAT pelo final da placa, corro o risco de ser multado? Se o agente de trânsito resolver me multar pode? O que fazer e dizer a ele nesta hora? Rodrigo F. de Carvalho/Lavras/MG.


DUVIDO
Infelizmente duvido que seja revisto e revogado. Aqui é assim manda quem pode e obedece quem preciso. Acho que para mudar é só como disse o Maicon só na luta mesmo... e tá demorando... HELI /SUL BRASIL/SC.



Protesto NÃO
Acho que a ABRAM está de parabéns, até que enfim surgiu pessoas inteligentes para defender nossos direitos. Também sou contra PROTESTO e manifestações públicas, pois só prejudicam a população, protesto racional é não pagar o DPVAT, e pagar só depois no licenciamento. O governo precisa sentir no bolso o tamanho da sua incompetência. Grato. Conto com vocês.
Alessandro, Copacabana/RJ.


Thiago
O DPVAT para quem tem moto é um roubo, não devia ser obrigatorio, ou podia puxar antecedente do motorista e vericar se no ano anterior sofreu acidente, caso não dar um desconto, ou até dar a chance de nos parcelar o valo igual o IPVA... Thiago, Jundiaí/SP


Que assim seja
Amém. São Paulo/SP.



Extorsão legalizada, porém ilegítima.
Diante dos impostos maciços e extorsivos, este seguro obrigatório está em consonância com linha política deste governo que faz farra com o dinheiro público, as custas do suor e do sangue do povo brasileiro. Quero deixar aqui esta nota de indignação, que acredito ser a de TODOS nós. Só para esclarecer alguns motivos do meu pessoal estarrecimento e desagrado, o IPVA e o licenciamento + seguro representam cerca de 13% do valor de minha moto, tornando a minha economia de combustível e seu efeito ecológico benéfico de menos gases poluentes, injustificável. Deixo meu total apoio a todas entidades que representem os proprietários de motocicletas. Sérgio Henrique M. Roas, Dourados/MS.


DPVAT
Como faço pra pagar o DPVAT em separado do IPVA tendo em vista que aqui no Rio de Janeiro o banco cobra os 2 juntos? Bruno / Nova Iguaçu /RJ.


A categoria é forte o suficiente para deixá-los preocupados.
A categoria de profissionais e todos os demais motociclistas, não podem ser bodes expiatórios de políticos que querem se aproveitar em ano eleitoral, para prejudicar todos nós! Se todos os profissionais decretassem uma greve geral ou não trabalhassem por um dia, talvez o efeito seja o mesmo que provocou os caminhoneiros há uns anos atrás, ou seja, São Paulo PÁRA, sem os profissionais...
Essa história do selo, nada mais é do que pura palhaçada, pois não diminuirá em nada os acidentes envolvendo motos e ainda traz prejuízos a todos. Sou proprietário de dois capacetes da marca SHOEI, uma das melhores do mundo, usados na fórmula um, e os trouxe do exterior e só porque não há selo do inmetro, tenho que jogá-los fora? O seguro obrigatório tornou-se um peso no bolso dos motociclistas, e também não concordo com esse aumento abusivo e até inconstitucional! Agora querem proibir garupa nas motos em São Paulo, outro ato INCONSTITUCIONAL, que fere o direito de ir e vir das pessoas... Eles devem sim, aumentar o policiamento e coibir os ladrões, e não ir para o lado mais fácil e prático, que é “estourando” nas costas do pobre coitado que depende do seu veículo de duas rodas para se locomover com a sua família. Ricardo.


Seguro Obrigatório - Um desabafo.
Porque este seguro é obrigatório? Ele não cobre os prejuízos do veiculo. Apenas em caso de acidente e com vitimas onde é usado para cobrir despesas medicas até certo valor. Quem vai, numa cadeira de rodas, utilizar esses 12.000,00? O seguro obrigatório deveria ter outro nome: Assalto Legal porque o governo usa a lei como arma de forma a extorquir o cidadão em todas as esferas da sociedade. Eduardo da Silva / Guarujá / São Paulo.


Aumento Abusivo do DPVAT
Concorda que seja uma sacanagem das grandes e aproveito para dar a idéia a ABRAM que disponibilize em seu site uma lista que possamos assinar para que seja enviada aos órgãos envolvidos e aos políticos em geral de Brasília. Antonio / Fortaleza / Ceará.


Aumento do DPVAT
O aumento do DPVAT chega a ser confiscatório, visto que em muitos casos supera de longe o preço do IPVA,(que pode ser dividido em três vezes) face o encargo ao contribuinte. É preciso cobrar um balanço justificável sobre esse aumento absurdo, e em caso negativo, exigir pelo menos um parcelamento, pois se em seguros privados podem ser feitos, porque não neste compulsório. É preciso mudar... Eduardo, Taguatinga/Distrito Federal.


DPVAT
Caros amigos, minha dúvida e o seguinte, vocês informam que não devemos pagar o DPVAT, mas minha placa e final três e só tenho até o final de janeiro para efetuar o pagamento, se passar, pago juros, já fui ao banco e imprimi o boleto para pagamento, minha pergunta e, devo pagar todos os valores que constam no boleto como...

IPVA 00,00
MORA 0,00
SEGURO 255,13
TAXA DAD 30,89
LIC ANUAL 77,21
MAIS TAXA DO BANCO 2,98

DEVO PAGAR TUDO COM EXCESSÃO DO DPVAT? O BANCO ACEITA ISSO? SE FOR ISSO, ENTENDI COMO PRECEDER, SE NÃO, ME ESCLAREÇAM POR FAVOR. GRATO PELA ATENÇÃO E PELA FORÇA QUE ESTAO DANDO AOS MOTOCICLISTAS DO BRASIL, UM ABRAÇO E AGUARDO RESPOSTA. FERNANDO, RIO DE JANEIRO/RJ



DPVAT
Sr. Presidente, ponha todos os seus motociclistas na rua, pare São Paulo por 2 horas e veja se o governo Petralha não revoga este absurdo. É só por em prática, meu caro Deputado. Caputo, 50, Cruzeiro/SP.



ABRAM RESPONDE


Prezados motociclistas,
mais uma vez não há qualquer punição ao proprietário de veículo que não pagar o seguro DPVAT no início do ano (como se deve), tendo em vista que a infração de trânsito prevista no artigo 230, inciso V, do CTB, pune aquele que conduz o veículo sem o devido registro e LICENCIAMENTO (sendo necessário comprovar o pagamento do DPVAT apenas na data necessária ao licenciamento). A única conseqüência para o não pagamento na data correta é que se o veículo se envolver em acidente, o proprietário pode ser acionado judicialmente para arcar com a indenização paga às vítimas do acidente.

Segundo informação do site oficial do DPVAT: (http://www.dpvatseguro.com.br/conheca/quemdevepagar.asp#6) "O veículo inadimplente poderá ter problemas com a fiscalização, pois não será considerado devidamente licenciado. Além disso, em caso de acidente, o proprietário não terá direito à cobertura, não estando, contudo, isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas."

Ressaltamos ainda que a fiscalização de trânsito verifica apenas o exercício do Certificado de Licenciamento Anual, não fazendo a verificação se o IPVA e o DPVAT já foram pagos naquele ano. Portanto nossa recomendação está correta, além disso a lei é federal, sendo válida por todo o país, independente do estado de origem da moto e, não há nenhum impedimento legal, ou punição (infração) pelo fato de não pagar o seguro DPVAT no início do ano (como se deve), pois o pagamento do DPVAT pode ser feito também posteriormente no ato do licenciamento de acordo com o final da placa conforme tabela:

ABRIL - FINAL 1
MAIO - FINAL 2
JUNHO - FINAL 3
JULHO - FINAL 4
AGOSTO - FINAL 5 e 6
SETEMBRO - FINAL 7
OUTUBRO - FINAL 8
NOVEMBRO - FINAL 9 e 0
DEZEMBRO - FINAL 0

Para pagar o IPVA em separado, basta de posse do boleto bancário, comunicar o caixa do banco que você irá pagar somente o IPVA, observe no boleto que os valores estão discriminados.

Contudo, sem a pretensão de encerrar o assunto, não há maior PROTESTO do que o NÃO PAGAMENTO em janeiro. Mas entendemos que a decisão de pagar ou não antecipado é individual e intransferível.


Comentários encerrados em 16/01/08






Saiba mais sobre esse assunto. Clique aqui.

Saiba mais sobre esse assunto. Clique aqui.

Veja mais notícias. Clique aqui.

Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Este site é melhor visualizado com resolução igual a 800x600 pixels.
© Copyright 1997 / 2008. ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas
Todos os direitos reservados